sexta-feira, 29 de setembro de 2017

Estudo revela que apenas 31% dos homens se previnem na relação sexual


A discussão sobre o papel de homens e mulheres no planejamento familiar e na prevenção de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) tenta combater dois problemas de saúde pública do Brasil: a gravidez não planejada e as DSTs. Para se ter uma ideia, 30% das gestações no país não são planejadas, de acordo com o Instituto Oswaldo Cruz. Além disso, dados do Ministério da Saúde apontam que, em média, 40 mil novos casos de DSTs (entre as quais AIDS, sífilis e hepatites virais) são detectados anualmente.

A Escola Paulista de Medicina da UNIFESP ouviu 2 mil homens de 15 a 25 anos em 10 capitais (Belém, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Goiânia, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo) e constatou que, embora 72% deles acreditem que a responsabilidade de evitar uma gravidez não planejada seja do casal, a maioria (69%) não toma medidas preventivas necessárias para impedir uma gravidez ou DSTs.

Responsabilidade comumente às mulheres, o uso de métodos contraceptivos ainda é um tema delicado em conversas no meio masculino. Apenas 55% dos entrevistados consideraram que falar abertamente sobre o assunto é normal e, quando questionados se apoiariam as parceiras a deixar de lado qualquer tipo de contraceptivo, 38% disseram que não.

De acordo com os resultados obtidos na pesquisa, também 38% dos entrevistados aprenderam sobre sexo e métodos contraceptivos com amigos e pela internet. E não por médicos ou o sistema de saúde. “Os números indicam uma realidade delicada e mostram a necessidade de difundir informações e ensinar adolescentes e jovens adultos sobre os métodos contraceptivos disponíveis e a importância da prevenção das DSTs, pois essa é a melhor saída para diminuir a gravidez na adolescência e surtos de sífilis, por exemplo. Conscientizar para prevenir, esse é o melhor caminho”, disse o dr. Afonso Nazário, ginecologista e professor livre-docente de Departamento de Ginecologia da UNIFESP.

Fonte: Marie Claire

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...